NOTÍCIA

20/10/2022

Sindicato apoia e incentiva toda campanha do OUTUBRO ROSA

 O Sindicato dos Empregados no Comércio de Campo Grande – SECCG, que representa mais de 40 mil comerciários na cidade, a maioria, mulheres, apoia e incentiva integralmente toda campanha voltada para o OUTUBRO ROSA, cujo maior foco é alertar mulheres e sociedade em geral sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, também sobre o câncer de colo do útero.
Como prevenir o câncer de mama
Não é possível prevenir o câncer em todos os casos mas existem hábitos que, se incorporados à rotina pode ajudar a reduzir as chances do tumor. Veja algumas sugestões baseadas pelas campanhas do Outubro Rosa:
• Não fume: somente o cigarro contem 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas;
• Preze por uma alimentação saudável: isso inclui alimentos de origem vegetal, além de evitar os ultraprocessados;
• Mantenha o peso adequado ao seu biotipo: pessoas acima do peso são mais propensas ao câncer;
• Pratique atividades físicas: faça uma caminhada, aulas de dança e yoga ou inscreva-se em uma academia se gosta de musculação. O importante é fazer algo que lhe dê prazer e a mantenha ativa de forma regular;
• Amamente: o leite materno é o alimento ideal para seu filho e o ajudará a se desenvolver menos propenso ao câncer;
• Evite a ingestão de bebidas alcoólicas: elas também aumentam as chances de desenvolvimento do câncer;
Além disso, vacine-se contra a hepatite B e contra o HPV (meninas de 9 a 14 anos e os meninos de 11 a 14 anos) e faça o exame preventivo do câncer do colo do útero a cada três anos. O acompanhamento médico é essencial para identificar qualquer alteração.
Como diagnosticar o câncer de mama
Já sabemos que o diagnóstico precoce aumenta em 90% as chances de cura da doença e possibilita que a pessoa leve uma vida com qualidade. Há algumas formas de se detectar o câncer de mama, sendo uma delas o exame de toque.
Cultive o hábito de examinar suas mamas buscando por irregularidades, como: abaulamentos, irritações, inchaços, vermelhidão, dores, secreções sanguinolentas ou serosas. Fique atenta também à retração, espessamento e inversão do mamilo ou pele e endurecimento nos nódulos.
Tão importante quanto o exame de toque, é a realização da mamografia. Ressaltamos que ela é essencial e que não há motivos científicos para ter ressalvas em relação a este exame. Entenda melhor:
A importância da mamografia
A mamografia é o principal exame para a detecção precoce do câncer de mama. É importante ressaltar que ele pode e deve ser feito por mulheres que ainda não apresentam os sintomas da doença mas que se encontram numa faixa etária de risco e tenham propensão à doença.
O câncer de mama é uma condição desafiadora e é consenso entre os especialistas que a mamografia associada a exames clínicos das mamas é a melhor estratégia de prevenção da doença. Lembrando que o exame deve ser realizado anualmente.

Fonte:
Sindicato dos empregados no comércio de Campo Grande - MS

Rua: Fernando Augusto Correa da Costa, nº 33 - Jd. América | CEP: 79.080-790 - Campo Grande / MS
Fone: (67) 3348-3232

Número de acessos: 201188 visitas

Youzoom soluções web